No cápsulas de ciência #3 vocês leram sobre o que são RNAs não codificantes, e dentro desse grupo de RNAs temos vários subgrupos.
Os microRNA (miRNA) são pequenos fragmentos de RNA não codificantes de aproximadamente 22 nucleotídeos, codificados pelo DNA genômico. Eles possuem a capacidade de regulação da expressão gênica a nível de RNA mensageiro (têm RNAs mensageiros alvos). Podem seguir em duas funções principais: 1) impedir a tradução dos RNAm ou 2) induzir a degradação dos RNAm, impedindo a formação de certas proteínas pelas nossas células. Dessa forma, os miRNAs têm um importante papel regulatório, essencial para o bom funcionamento das células e tecidos. Os miRNAs, por essa função, podem ser considerados um mecanismo epigenético.
Observação: Epigenética - Não possui uma definição universal, contudo é entendida como a ciência que estuda mecanismos biológicos capazes de alterar a expressão gênica sem que para isso se altere a sequência de DNA, e que podem ser herdáveis ou não. O estudo da epigenética em doenças como as doenças mentais foca no papel do ambiente, que pode induzir essas modificações epigenéticas e alterar a expressão dos genes.
Comments