COORTE DE ADVERSIDADE MATERNA
O principal objetivo desta coorte é investigar os mecanismos pelos quais traumas sofridos durante a infância de mães influenciam no neurodesenvolvimento de sua prole. Este é um estudo multicêntrico em curso que envolve principalmente a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Prefeitura de Guarulhos e a Columbia University (Nova Iorque, EUA). Para o estudo, recrutamos mulheres grávidas com e sem histórico de trauma durante a infância, e acompanharemos sua prole com medidas de controle cognitivo ao longo dos seus dois primeiros anos de vida.
As hipóteses do estudo relacionam o trauma sofrido pelas mães durante a infância à inflamação pré-natal, biologia placentária e desenvolvimento do cérebro e do comportamento na prole. Investigando estes mecanismos transgeracionais, este estudo estabelecerá a base para pesquisas de alto impacto em prevenção, enquanto também estabelece infraestrutura de pesquisa em uma unidade básica de saúde localizada em uma comunidade de alto risco e baixa renda, na qual medidas de prevenção podem ter maior impacto.
Este estudo almeja recrutar 400 mulheres (200 com histórico de trauma durante a infância e 200 mulheres controle) e seus recém-nascidos, e recebe financiamento NIH-FAPESP, auxílio à pesquisa compartilhado pela UNIFESP e a Columbia University (Nova Iorque, EUA).
AUXÍLIOS A ESSA PESQUISA
NIH (R01 MH121070-01A1)
FAPESP (2019/21612-0)